CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

Divulgação do Projecto

Divulgação do Projecto

Centro Popular de Trabalhadores dos Assentos

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Animação social e comunitária

ANIMAÇÃO COMUNITÁRIA é uma forma de acção sócio pedagógica que visa a transformação social, o desenvolvimento, através da participação, tendo como objectivo animar as populações para a prática cultural, para que a cultura faça parte do quotidiano das pessoas e lhes permita pensar e agir de forma mais integrada, esclarecida, voluntária. Respeita e estimula a manifestação dessas diferenças, porquanto se assume como facilitadora da criação cultural quotidiana, ou seja, da compreensão crítica do mundo e da sua transformação.
É uma tecnologia social que tem a sua fundamentação nas diferentes ciências sociais.
Não é uma ciência, porquanto não possui teorias explicativas que lhe sejam próprias, mas sim um modo de acção específica voltado para certas finalidades que orientam essas acções. Tem, portanto, um sentido projectivo que visa “agitar” as comunidades no sentido de se capacitarem técnica e intelectualmente para serem autoras da sua vida, respeitando os participantes das acções, os seus ritmos, os seus saberes práticos, os seus conhecimentos, tendo em conta que cada pessoa só pode realizar o seu ser em liberdade, sem pressas, sem modelos impostos.
A Animação Comunitária tem de ser provocadora, tem de “estimular” as consciências das pessoas para que estas encontrem espaços de diálogo, “perturbem” a ordem estabelecida, rompam o círculo em que se fecham, abrindo-se assim para novos horizontes. (Animação Comunitária (vários autores), Lisboa, Cadernos “Correio Pedagógico”, Nº 18, 1993.)

A Animação Sociocultural é uma estratégia de intervenção que trabalha para um determinado modelo de desenvolvimento comunitário. Este modelo de desenvolvimento em, de e para a comunidade tem como finalidades últimas, promover a participação e dinamização social, a partir dos processos de responsabilização dos indivíduos na gestão e direcção dos seus próprios recursos. A Animação Sociocultural é um instrumento adequado para motivar e exercer a participação. A visão de desenvolvimento comunitário parte da necessidade de uma adequada articulação da sociedade, em que os três eixos por que é constituído: Estado, Mercados e Sector terciário, trabalhem de forma complementar e onde a solidariedade exista no interior de cada um deles. (TRILLA, 1997 e 1998,P.293)

0 comentários: