CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

Divulgação do Projecto

Divulgação do Projecto

Centro Popular de Trabalhadores dos Assentos

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Contextualização Teórica

A Animação Sociocultural, qualquer que seja o seu âmbito de intervenção profissional/social, deve ser um elemento fundamental e estruturante de processos de mudança social.
E. Ander-Egg (1980) define o desenvolvimento comunitário como “um processo destinado a criar condições de progresso económico e social para toda a comunidade, com a participação activa da mesma, e a maior confiança possível na sua iniciativa […] tendo como objectivo conseguir uma melhor e maior participação da população nos assuntos locais…”. Deste modo, para mobilizar todos os membros de uma comunidade, a animação comunitária estimula a iniciativa e a participação, proporcionando um tempo de escuta, discussão e reflexão, em que se favorece a evolução das mentalidades, das suas aspirações e necessidades.
Assim sendo, visa uma articulação de objectivos que permite ajudar na solução de problemas concretos, promoção da capacidade de grupos de população através da formação, organização e desenvolvimento de relações entre os diferentes grupos sociais, contribuir para a melhoria da qualidade de vida, bens e serviços.
Segundo Trilla (1997 y 1998) as minorias étnicas “necessitam preservar a sua identidade e dignidade numa integração e convivência intercultural, assim como desfrutar da igualdade de oportunidades e do respeito pelas diferenças. Os indivíduos inseridos nestas minorias também têm o direito de participar activamente nas estruturas que se encontram à sua volta.
Os critérios metodológicos de intervenção deveriam orientar-se sobre um trabalho de convivência intercultural, de uma ligação e proximidade afectiva, uma intervenção educativa intercultural e tendo em conta a adaptabilidade e a integração da sua própria cultura desde a vivencia do ócio ao trabalho na comunidade contra estes estereótipos”. Assim sendo, o animador como agente social actuará junto destas comunidades promovendo nas pessoas e nos grupos uma atitude de participação activa no processo do próprio desenvolvimento.
Inscrito na Iniciativa Comunitária EQUAL, o Projecto Solidariedade Cidadã constitui a Acção de Disseminação do produto Animação Cidadã para a Acção Solidária, resultante da vertente social do Projecto São Brás Solidário. O projecto visa garantir a divulgação e apropriação do referido produto por parte de discentes e docentes de vários estabelecimentos de ensino superior e a realização de experiências baseadas nas propostas inscritas na vertente social do Projecto São Brás Solidário – Encontros Comunitários, Rede de Voluntariado, Mercado Solidário e Feira da Solidariedade.
O nosso projecto integra o Mercado Solidário que consiste numa troca de bens e serviços com recurso a uma moeda social.

0 comentários: