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Divulgação do Projecto

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Centro Popular de Trabalhadores dos Assentos

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Interculturalidade

A prática da educação intercultural implica uma mudança de paradigma que considera "o outro e o diferente como ponto de partida" (Perotti, 1997)
O conceito de interculturalidade tem uma forte relação com o de educação, ambos uma necessidade e exigência da sociedade actual. A complexidade e multiculturalidade são fenómenos intrinsecamente ligados ao mundo actual, onde globalização, migração, minorias e tentativas de hegemonia são realidades efectivas. A interculturalidade passa pois pelo desafio lançado pela globalização e suas implicações étnicas e culturais. Identidade, homogeneidade e diversidade são os eixos definidores da interculturalidade, que tem na educação e suas instituições e agentes os meios de desenvolvimento. Os valores são os da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da igualdade, tolerância, educação multicultural. A interculturalidade visa assim não apenas a formação mas também a integração dos grupos no todo social, perante o individualismo e a cultura consumista e imediatista da globalização, pressupõe também a educação democrática, a transnacionalidade e a superação dos hermetismos sociais do Estado-Nação, bem como a oposição à supremacia de culturas.
A cidadania global, a educação e a sociedade em fusão, são os valores transversais da interculturalidade social do mundo de hoje. Esta é assim, um dos instrumentos de amenização e refundação da sociedade moderna no caminho da globalização. Uma globalização de valores, de cultura, de formação, de identidades e de cidadania plena.

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