CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

Divulgação do Projecto

Divulgação do Projecto

Centro Popular de Trabalhadores dos Assentos

segunda-feira, 19 de maio de 2008

O Projecto

O Projecto
No âmbito da unidade curricular de projecto foi-nos proposto a realização de um projecto Animação Sociocultural na instituição (Centro Popular de Trabalhadores dos Assentos) situada em Portalegre. Assim sendo, iremos abordar temas como a Animação sociocultural e a sua vertente comunitária, uma vez que o projecto se direcciona para a comunidade dos Assentos. O nosso trabalho insere-se ainda no projecto Solidariedade Cidadã, mais especificamente na organização do Mercado Solidário no qual, em conjunto com as instituições envolvidas no mesmo (Santa Casa da Misericórdia de Portalegre e Internato distrital da Nossa Senhora da Conceição), iremos realizar algumas actividades de cariz sociocultural.

Assentos Animados surge para ANIMAR a população de modo a sensibilizá-la para a existência e valor das diferentes culturas que coabitam lado a lado na sociedade em que vivemos.

Descrição do Projecto
O Projecto “Assentos Animados” será posto em prática no dia 31 de Maio de 2008, abrangendo o Mercado Solidário, cujo local será no recinto da Escola Superior de Educação, em Portalegre.
O Mercado Solidário corresponde à designação dada num anterior projecto denominado “São Brás Solidário”.
O Mercado consiste numa troca com recurso a uma moeda social. O Mercado Solidário tem como base uma economia solidária que aposta no bem-estar colectivo, em detrimento da acumulação de riqueza em poucas mãos. As pessoas ajudam-se mutuamente, de forma a trocarem os seus produtos e serviços sem usar o dinheiro oficial. Uma vez que, existem dois tipos de limitações, nem sempre quem necessita de alguma coisa pode oferecer alguma outra em troca à mesma pessoa que produz aquilo de que necessite, e nem sempre os produtos e serviços trocados têm valor equivalente, foi criada uma outra moeda que substitui o dinheiro oficial e facilitando desta forma a troca entre os elementos.
Assim, o Mercado irá ser realizado por quatro fases: iniciar-se-á com uma dinâmica de grupo, com a finalidade de apresentação de todos os participantes do mercado; segue-se a troca de serviços e posteriormente a de bens com recurso a uma ou duas “mãos”, que será a moeda solidária utilizada. Finalmente para o encerramento do mercado contaremos com a participação do Rancho Folclórico da Boavista.

Principais objectivos
♦ Integração dos grupos num todo social;
♦ Transmissão de conhecimentos relativos a outras culturas;
♦ Valorização das capacidades, saberes e culturas das diferentes etnias residente no Bairro dos Assentos;
♦ Incentivar e solidificar a integração social das etnias, dando-lhes a oportunidade de transmitirem a sua cultura e os seus saberes;
♦ Sensibilizar para a importância da solidariedade, de forma a combater a exclusão social das etnias;
♦ Fomentar uma interligação entre as diferentes instituições recorrendo à solidariedade;
♦ Proporcionar um dia de divertimento e convívio entre os participantes do Mercado Solidário.


Metodologia
Para dar início à concretização do projecto “Assentos Animados”, passámos por várias etapas. Inicialmente realizámos as pesquisas documentais, com o intuito de conhecer melhor o Centro Popular de Trabalhadores dos Assentos. Desta forma, estabelecemos o primeiro contacto com a instituição para explicar o nosso projecto e os nossos objectivos. Seguidamente efectuamos uma pesquisa sobre as actividades realizadas pela instituição em causa, as diferentes culturas e as problemáticas do Bairro dos Assentos.
Finda a primeira etapa de investigação, estabelecemos os primeiros contactos com várias pessoas de algumas etnias minoritárias deste Bairro, com o objectivo de lhes dar a conhecer o Projecto “Assentos Animados” e de estabelecer uma relação de proximidade com as mesmas. Estabelecemos também contacto com outras instituições, com a finalidade, de conhecer um pouco sobre a história deste emblemático Bairro e também das várias comunidades que habitam no mesmo.
Após um conhecimento geral das culturas, necessidades, assim como, as problemáticas, começámos a trabalhar com as diferentes pessoas das comunidades, propondo-as a participar no Mercado Solidário, que se irá realizar em conjunto com a Santa Casa da Misericórdia e o Internato Distrital Nossa Senhora da Conceição, situadas na cidade de Portalegre.

0 comentários: