CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

Divulgação do Projecto

Divulgação do Projecto

Centro Popular de Trabalhadores dos Assentos

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Historial do Centro Popular de Trabalhadores dos Assentos

No dia 20 de Novembro de 1969, realizou-se a primeira reunião formal que veio a dar origem ao Centro Social da Vila Nova. Bairro que abrangia as classes mais pobres do Concelho de Portalegre e que hoje é uma Zona Limítrofe do Bairro dos Assentos. Deram-se aí os primeiros passos na área do associativismo.
Em 1979, foi fundado o Bairro dos Assentos. Com o aumento da população surgiram novas necessidades sociais, culturais, recreativas e desportivas.
A Câmara Municipal de Portalegre, através do seu Presidente, Fernando Soares, a Delegação de Portalegre da Direcção-Geral dos Desportos e a Delegação do Inatel de Portalegre, estimularam a criação de um Centro Social dos Assentos, uma vez que o Centro Social da Vila Nova, se tinha desactivado.
Com o objectivo de dar resposta ao aumento da população e sempre com a função de dar resposta às necessidades da população residente e de zonas limítrofes foi criado o Centro Popular de Trabalhadores dos Assentos.
Em 1980 começam a ser dados os primeiros passos para a criação do Centro Popular de Trabalhadores dos Assentos. Sendo o mesmo fundado em 10 de Novembro de 1980.
No dia 12 de Fevereiro de 1981 é feita oficialmente a escritura do Centro.
“ Certifico narrativamente, que, por escritura de doze deste mês, lavrada de folha 80 a folha oitenta e um do livro de notas para escrituras diversas n º 74 – B do Cartório Notarial de Portalegre, foi constituída uma associação denominada Centro Popular de Trabalhadores dos Assentos “Certifico narrativamente, que, por escritura de doze deste mês, lavrada de folha 80 a folha oitenta e um do livro de notas para escrituras diversas n º 74 – B do Cartório Notarial de Portalegre, foi constituída uma associação denominada Centro Popular de Trabalhadores dos Assentos, com sede no Bairro dos Assentos Freguesia da Sé, concelho de Portalegre, que tem por fim dirigir e incentivar áreas culturais, desportivas e recreativas e durará por tempo indeterminado, podendo ser sócios e participar nas actividades todas as pessoas moradoras na área do bairro ou fora dele, sendo da competência da direcção a exoneração e a exclusão de associados.
(Cartório Notarial de Portalegre, 26 de Fevereiro de 1981
Publicado no Diário da Republica 2 de Abril de 1981)
Este Centro Popular de Trabalhadores dos Assentos, é filiado desde 12 de Junho de 1986 e tem o número 526 do Instituto Nacional Para Aproveitamento dos Tempos Livres – Inatel.
Ao longo dos anos, foi desenvolvida intensa actividade desportiva em diversas modalidades.
Realizam todos os anos uma prova de BTT – Cross Country dos Assentos, uma prova desportiva distrital a nível do Inatel na modalidade dos jogos tradicionais.
Foram ganhos Campeonatos Nacionais e Distritais em diversas modalidades tais como Damas e Xadrez, Tiro ao Alvo, Atletismo.
Actualmente em termos Desportivos, estão filiados na Associação de Futebol de Portalegre, desenvolvendo o desporto a nível competitivo na modalidade de Futebol, para crianças entre os oito e dez anos.
Em termos Culturais, o Centro criou no dia 1 de Outubro de 2001 o Coro Infantil dos Assentos, grupo esse se autonomizou em 30 de Julho de 2004.
Realizam-se periodicamente debates, sobre os mais diversos temas de interesse para a juventude do Bairro dos Assentos.
Em termos Recreativos é o Centro Popular de Trabalhadores dos Assentos, que realiza no Bairro dos Assentos os tradicionais Bailes de Salão em datas históricas, como o 25 de Abril, 1 de Maio, 5 de Outubro, dez de Novembro (dia do aniversário do Centro Popular de Trabalhadores dos Assentos).
É também esta colectividade que organiza os Santos Populares no Bairro dos Assentos, concretamente o Santo António, padroeiro de Portalegre, assim bem como o São João, São Pedro e São Paulo e Santa Isabel, padroeira do Centro Popular de Trabalhadores dos Assentos.
Estão integrados na Rede Social do Concelho de Portalegre e são parceiros activos no Projecto Raiz, em parceria com a Obra Social do Sagrado Coração de Maria.
Em atenção aos problemas sociais do Bairro dos Assentos, foi estabelecido um protocolo com o Sagrado Coração de Maria, de acolhimento de crianças que ocupam nas instalações os seus tempos livres.
Ainda na área Social são sócios desde Maio de 2005 da REAPN, Rede Europeia Anti-Pobreza Portugal.

0 comentários: